Clube Europeu



Dia da Europa - 9 de maio





Para assinalar os pressupostos subjacentes ao Tratado de Roma, firmado em 1957 e que deu origem à atual União Europeia, o Clube Europeu, em parceria com a Biblioteca Escolar, organizou uma sessão de esclarecimento sobre vários pontos associados à União Europeia. Pode dizer-se que não passou indiferente o Dia da Europa.

O evento decorreu no auditório da nossa escola. O auditório esteve repleto. Participaram os alunos do Ensino Secundário da nossa escola e um pequeno grupo de alunos da Escola Secundária de Mogadouro.

As três alunas do Clube Europeu: Clara Alves, Tatiana Teniz e Ana Lourenço, da turma do 12ºB, fizeram um brilharete. As suas apresentações focaram três pontos : Enquadramento Histórico, Cronologia da Formação e Símbolos Identificativos da União Europeia.

Com o som das flautas, os acordes das guitarras e com a voz doce da Professora Natália, o Clube de Música fez vibrar o auditório com o hino da União Europeia –“Ode à Alegria”, último andamento da obra-prima da música – a 9ª Sinfonia de Beethoven.

O orador convidado, Drº João Pavão, foi ao encontro das nossas espectativas, focou pontos que nos últimos anos tanto nos tem inquietado, entre vários - “O ser cidadão Europeu”;  a “A troica”…

E assim termino: Para nos tornarmos cidadãos mais ativos é imprescindível sermos cidadãos mais conhecedores .
Túlia Saldnha - coordenadora do Clube Europeu



SEMANA EUROPEIA

De 5 a 9 de maio decorreu na nossa escola a Semana da Europa, foram promovidas várias atividades entre as quais uma semana gastronómica. No refeitório a cor, a música, as imagens, os aromas e a degustação de pratos típicos transportaram-nos para cinco países da União Europeia, promovendo as vivências dos mesmos: Espanha, Reino Unido, Itália, França e Portugal.

Constatamos que as realidades são diferentes, mas o espírito enquanto cidadãos é o mesmo. Daí todo o sentido do lema da União Europeia- “Unida na Diversidade”.

Alunos do Clube Europeu: Joana Martins-10ºB; João Gil-10ºB; João Cristino-10ºB; Inês Rodrigues-10ºB


SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A UNIÃO EUROPEIA

Numa altura em que o Projeto Europeu atravessa uma fase conturbada da sua existência, faz todo o sentido reconduzir a nossa preocupação para um dos principais elementos que constituem a razão de ser da integração europeia - os cidadãos, com os seus direitos e deveres.

Neste sentido, é necessário sensibilizar os nossos alunos para a importância da Cidadania Europeia, realçando as vantagens e desafios associados à condição de cidadão da União Europeia. Cada um de nós, só pode ter uma atitude mais intervencionista se for um cidadão mais esclarecido.

Foi com este objetivo que decorreu na nossa escola, no passado dia 9 de maio, a” Sessão de Esclarecimento sobre a União Europeia”, tendo os alunos dos 11º e 10º anos da turma B participado, no dia 13 de maio, no seminário -“ O papel das instituições da União Europeia”, no Centro de Informação Europeia de Bragança.
 

PEDDY PAPER


É sempre com grande entusiasmo quando colaboramos em atividades que possibilitam a participação ativa, dos colegas mais novos do 2ºciclo, com intuito de poderem alargar os seus conhecimentos.
Os nossos colegas organizaram-se em equipas identificadas por países. Ao longo da sua “viagem” tiveram a oportunidade de observar uma exposição sobre a cronologia da formação da União Europeia, pesquisar informação sobre os vários países da União Europeia, realizar várias tarefas lúdicas bem como manusear a bússola para melhor se orientarem.
Nesta atividade colaboram os alunos das turmas 12ºB e 11ºB.


 

Alunas do Clube Europeu: Clara Alves-12ºB; Tatiana Teniz-12ºB; Ana Lourenço-12ºB
Prof. Túlia Saldanha



 
SALA DE JOGOS DE ÂMBITO GEOGRÁFICO E CULTURAL



Esta atividade lúdico didática, com jogos de tabuleiro, jogos de multimédia e puzzles teve como objetivos:
-proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre os vinte e oito países do espaço da União Europeia;
-promover a competitividade de forma saudável;
-incrementar o desafio entre os alunos no sentido de aplicarem os conhecimentos adquiridos;
-premiar todos os alunos que participaram nesta iniciativa.
Para nós alunos dinamizadores e cooperantes foi muito gratificante quando observamosque a sala encheu e que este tipo de pedagogia ativa despertou grande interesse e entusiasmo nos seus colegas.

Alunas do Clube Europeu: Carolina Aleixo -8ºAInês Sousa -8ºALiliana Inês -8ºA Maria João Figueiredo -8ºA
Prof. Túlia Saldanha




CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO E RECOLHA DE ÓLEO ALIMENTAR E PAPEL USADOS

Um dos grandes objetivos da “Campanha de Sensibilização e Recolha de Óleo Alimentar e Papel Usados”, é promover uma participação mais cívica e ativa, respeitando os valores democráticos e os direitos humanos, contribuindo desta forma para um melhor bem estar e conservação ambiental.
A campanha já começou e  a sua divulgação foi feita. No placard da Biblioteca Escolar encontra-se afixada toda a informação. Mas os alunos do Clube Europeu tomaram outras iniciativas. Brincaram com as palavras e resultaram frases, informativas e apelativas, que colocaram em todas as portas das salas de aula.


 Frases , produzidas pelos alunos, afixadas nas portas das salas de aula 

Se me colocas na pia,
danifico os canos,
alimento ratazanas,
produzo gás metano e mau cheiro. 
Francisca Rocha- 8ºB

Embora velho,
não tenho de morrer,
se me trouxeres para a escola, um recomeço posso ter.
Tatiana Teniz -12ºB

Óleo é para reciclar,
a receita certa para o Mundo mudar.
Maria Garcia -12ºB

Ao reciclares uma tonelada de papel,
salvas 17 árvores,
e eliminas 30 quilos de poluentes.
Beatriz Felix-8ºB

Se a minha vida queres poupar,
o papel tens de reciclar.
João Gil-10ºB

Sabias que…Um litro do meu óleo, pode poluir 1 milhão de litros de água.
Inês Rodrigues-10ºB

Se de carro queres andar, óleo deves reutilizar.
João Cristino-10ºB

Leva-me para o oleão,
e biodiesel produzirão. 
Joana Martins-10ºB

Para me poderes reciclar,
da banha e da manteiga, 
tens que me separar.
Maria João Figueiredo -8ºA

Para reciclar,
Comigo podes contar,
e na tua escola tens que me deixar.
Inês Sousa-8ºA

Traz-me para o oleão,
 e assim podes produzir sabão.
Ana Carolina Macedo -8ºA

Ao reciclares,
Poupas recursos e energia,
Reduzes  a poluição e os resíduos. 
 Clara Alves -12ºB

CRIATIVIDADE AO SERVIÇO DA EUROPA


Os alunos, após terem feito grande trabalho de pesquisa, acharam por bem potencializar ainda mais as suas capacidades de imaginação e criatividade.
 Usando o lixo que diariamente produzimos – tampas das caixas das batatas fritas Springles e tampas de detergentes -, decoraram um placard informativo.
As 28  tampas de detergente foram transformadas em  bonecas, cada uma representativa de um país da União Europeia,  tendo, como elemento identificativo, na sua saia a bandeira respetiva.


As tampas das caixas das batatas fritas serviram para revestir toda a informação pesquisada, sobre os vários aspetos alusivos aos países da U.E. que posteriormente foram penduradas num placard, em  forma de árvore.



ATIVIDADES DE NATAL, 2013

De uma forma lúdico didática o Clube Europeu participou nas atividades natalícias-data efeméride celebrada nos países da União Europeia.
A sua participação foi visível, pela predominância das cores azul e amarelo, na decoração de um placard informativo e de uma árvore de natal.


A imaginação esteve no auge. Com abat-jours, verdes, de candeeiros fez-se a cúpula da árvore. Estes foram decorados com autocolantes circulares, de fundo amarelo, elaborados pelos alunos do clube europeu, alusivos aos vinte e oito países da União Europeia, ilustrando vários aspetos: geográficos - paisagens naturais e humanas; sócio-culturais-pintura, literatura, gastronomia ciência e políticos - bandeiras. Cada abat-jour correspondia a cada alargamento da cronologia evolutiva da União Europeia, tendo penduradas na sua extremidade, com fita azul, as pequenas bandeiras dos países aderentes.










Nenhum comentário: