sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação que se comemora a 16 de Outubro foi dinamizado pela Saúde escolar, Biblioteca Escolar e pelos professores de Ciências da Natureza e Ciências Naturais. Atendendo à relevância da temática a comemoração estendeu-se a uma semana (18 a 22 de Outubro) e foram realizadas várias actividades para todos os alunos do Agrupamento.

Estiveram disponíveis folhetos informativos, jogos didácticos e diapositivos elaborados pelos alunos. Alguns destes materiais produzidos foram também utilizados pelos alunos do 1º ciclo.

Ainda neste espaço foi realizado um Almoço Literário, para alunos do 5º ano de escolaridade, em que se realizou a articulação entre a alimentação e os livros (“Mente sã em corpo são”).

“ O Tomás não cabia nos calções” foi o conto explorado com os alunos do pré-escolar. Estes levaram para casa uma roda de alimentos para pintarem com informação importante para os pais, relativamente à alimentação.

A Organização das Nações definiu como tema, para o Dia Mundial da Alimentação 2010: “Unidos Contra a Fome”, nesse âmbito estiveram expostas duas imagens, sobre o excesso e défice de comida e muitos alunos compareceram durante toda a semana, para reflectirem e deixarem um comentário.
Contamos ainda com a presença de dois técnicos do centro de Saúde, pertencentes à equipa de Saúde Escolar, que distribuíram pelos professores e assistentes operacionais calendários para 2011 com informação relativa a alguns alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas diariamente.

Os alunos de Necessidades Educativas Especiais elaboraram trabalhos sobre a alimentação, cantaram canções no âmbito da temática e fizeram deliciosas espetadas de fruta.

Nenhum comentário: