quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AUTOR DO MÊS DE OUTUBRO
EÇA DE QUEIROZ
José Maria de Eça de Queiroz nasceu na Póvoa de Varzim, a 25 de novembro de 1845 e faleceu em Paris, a 16 de agosto de 1900.
Foi um dos mais importantes escritores portugueses da história e foi autor de romances de reconhecida importância como " Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro".
Eça era filho de José Maria Teixeira de Queiroz, nascido no Rio de Janeiro, em 1820 e delegado do procurador régio em Viana do Castelo, e de Carolina Augusta Pereira d'Eça, nascida em Monção, em 1826.
Em 1861, foi para a Universidade de Coimbra onde estudou Direito. Em 1866, Eça de Queiroz terminou a Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra e passou a viver em Lisboa, exercendo a advocacia e jornalismo. Em 1870, ingressou na Administração Pública, sendo nomeado administrador do concelho de Leiria. Durante on período em que permaneceu nesta cidade, Eça de Queiroz escreveu a sua primeira novela realista, "O Crime do Padre Amaro", publicada em 1875. Aos 40 anos, casou com Emília de Castro, com quem teve 4 filhos: Alberto, António, José Maria e Maria
Pesquisado em:
pelos alunos da turma A, sexto ano de escolaridade.



Nenhum comentário: