domingo, 13 de março de 2011

A Biblioteca que ardeu...

Este conto foi um desafio proposto pela BE aos alunos de 5º ano e foi um recurso para professores em aulas de substituição.

Os alunos aceitaram este desafio com entusiasmo.

A Biblioteca aguarda ilustração para o conto. Vai à BE e informa-te das regras do concurso. As três melhores ilustrações serão premiadas.

ERA UMA VEZ...

uma Biblioteca que tinha sido arrasada anos antes por um incêndio...

Esta era um enorme edifício do Municipio de Alfândega da Fé.

Por sorte, com a ajuda dos Bombeiros e da comunidade, tinham sido salvos muitos materiais, mas as instalações desapareceram completamente…

No meio desses materiais, que sorte, ainda se terem recuperado os computadores, alguns cd’s, dvd´s, livros, quadros e também algumas estantes.

Os alunos da escola, turma do 5ºB, e os pais concordaram em arranjar caixas no supermercado, lojas e lá em casa.

Toda a comunidade ficou destroçada, depressa se juntaram também para recolher o máximo de caixas, cestos e grades para guardar os materiais recuperados.

Não foi fácil encaixotar tantos materiais!

Os alunos ajudaram a guardá-los, com todo o cuidado que era necessário.

As instalações da Câmara Municipal eram pequenas e não couberam lá todos.

Uma pessoa da comunidade disponibilizou-se para guardá-los na sua garagem.

Era urgente reconstruir a Biblioteca, pois esse espaço era importante para estudar e recorrer a livros quando necessário.

O representante da Associação de pais marcou um encontro, com os alunos da escola e outras pessoas da comunidade para discutir várias formas de angariar dinheiro.

Os alunos do Agrupamento através de um peditório, por todo o Concelho, foram os que juntaram mais dinheiro para poderem recuperar as instalações destruídas.

Os alunos da turma do 5º A, tiveram uma ideia; falaram com um arquitecto para fazer uma nova planta da Biblioteca pois, já que se ia gastar dinheiro era melhor fazer uma de novo porque a que ardeu ficava num edifício muito antigo.

Outro grupo de alunos preocupou-se com a nova planta da Biblioteca e sugeriram ao arquitecto para desenhar muitas salas e que tivesse pelo menos dois ou três andares.

Construiu-se então um novo edifício com: três andares, paredes envidraçadas, rampa para deficientes, grandes elevadores, ar condicionado, alarmes, protecção contra incêndio e uma espécie de gabinetes particulares para os alunos estudarem em paz. Tinha também um espaço que servia de A.T.L para os alunos que não tem os pais disponíveis no tempo de férias.

Os alunos fizeram uma lista de materiais que não tinham na Biblioteca e que gostariam de ter, como por exemplo: Jogos atractivos, mais computadores e apresentaram essa sugestão à Câmara Municipal.

A nova Biblioteca era importante para o concelho e passou a oferecer livros novos de todas as áreas do saber, mais CDs, DVDs, computadores tácteis, vídeo projectores, e a estar aberta ao público ao fim de semana).

A nova Biblioteca era um Show, ficou fantástica ninguém podia imaginar. Tornou-se um espaço muito acolhedor com um claustro, onde existia um jardim suspenso muito bonito, que se podia apreciar do espaço das leituras.

Uma família inglesa muito rica que estava a passar férias no Algarve, leu no Jornal de Notícias o artigo sobre a reconstrução da Biblioteca Municipal de Alfândega e vieram até Trás-os-Montes de propósito para a visitar. Essa família ofereceu três computadores tácteis e um vídeo projector. Dois alunos conseguiram ainda arranjar mais 700€ para materiais.

A Bibliotecária Municipal e a Srª Presidente da Câmara agradeceram muito a essa família e convidou-os para virem à inauguração da Biblioteca na festa da Cereja.

Os alfandeguenses sentiam-se muito orgulhosos com a sua nova obra, as pessoas passaram a usar mais a biblioteca e até o João e o Carlos, alunos do 5º B, que só gostavam de futebol passaram a frequentá-la ao fim de semana.

Foi um trabalho de todos e assim tudo foi mais fácil.

Nenhum comentário: