segunda-feira, 16 de junho de 2014

Encontro com a escritora Palmira Martins e o gri...gri...grilinho Tenor!

Era uma vez uma escritora de livros infantis, Palmira Martins, que decidiu vir a Alfândega da Fé apresentar os seus livros nas Bibliotecas Municipal e Escolar aos alunos do ensino básico e pré-escolar. (Gri…gri…gri)
Trouxe com ela um grilo tenor (gri…gri…gri), a Lagarta Sarafina, perdão, S-E-R-A-F-I-N-A (ai, ai, ai, ai!!).
- Aquela obesa??? Assim como a minhoca Nocas: gorda e anafada???
- Obesa?? Disforme? Estão tontos ou quê? Bem rechonchudinha, mas com as curvas bem definidas. Hã!!
- Bem, Posso continuar? -Afirmo com enfado. (Gri…gri…gri)
- (…) O Chico, o caracolito que vivia no muro do canteiro, a Romi, a cotovia cantora, a lesma Teresa…
- Uma lesma???? Não me digas que desenha estradas de baba por onde passa!? Argh!!! Que nojo! – interrompem os meninos.
- Esperem! Ainda temos a dona Farrusca, a toupeira velha, Patixa, a lagartixa, a tartaruga Zuga, o sardão Sebastião, Didi, a andorinha, (gri…gri…gri), Piquinhos, o ouriço –cacheiro, o professor Sapo e…
 – Mas ainda veio mais bicharada? – Interrogam os meninos.
-Claro! Falta um pinga –amor, o castor-  retorqui eu radiante! (Gri...gri...gri...)
- Ooooohhhh! Isso agrada-nos!
- Sabia que sim. A mim também. Eu sou uma romântica que adora histórias de final feliz. (Gri...gri...gri...)
-Adiante, sim? Essa parte já percebemos… isso é de gente com mania que é poeta e que vive no mundo da lua. São uns despistados.
- Mau, mau! Disse eu com desagrado. (gri…gri…gri)
-      Eh pá, cala lá o raio do grilo!! Arre!
-      Calma!! Vão ter de se habituar ao canto dele. Pois é, meus caros, ele foi tão acarinhado nesta nossa terra do Nordeste Transmontano que por cá decidiu ficar uns tempos. Tem uma série de concertos (gri...gri...gri…) agendados. Terminam precisamente na Festa da Cereja. Não me digam que não viram ainda o cartaz?? Foram dias intensos de negociação para chegar a acordo com a Câmara. Até tem um dueto com a Joaninha, aquela nossa aluna do oitavo ano, que canta e encanta (perdoem-me o lugar-comum)!!
-     Ele até pode ser uma estrela, mas garanto-te que o canto dele me começa a dar cabo dos nervos! (Gri...gri...gri...)
-     Grilo!!! Grilo tenor!!! – grito eu.
-      Diga lá, minha amiga, respondeu o grilo.
-      Porque não te calas tu nem um bocadinho?
-      Simples, minha cara! Gri...gri...venham daí!! A Festa da Cereja não tarda nada e está aqui!                                                                                                               
-       Fica, então, o convite feito. (Gri...gri...gri) Quanto a nós, ficamos com as memórias de um dia diferente, animado e divertido. Essencialmente, um dia em que vocês, meus pequenos, têm oportunidades diferentes. Ouvir histórias é um dos passos para o domínio da leitura. Para além de invariavelmente vos enriquecer. Ouvir tem a vantagem de promover a formação das estruturas mentais que vos vão permitir perceber melhor de forma mais célere estas histórias e, posteriormente, transpor essa capacidade para a compreensão dos acontecimentos diários*. (Gri...gri...gri...)
-      Ai, grilo! “Ca” neura!!! Desamparam-nos a loja. Ai, “balha-nos” Deus!
(Gri…gri…gri)




* de acordo com as orientações para atividades de leitura, programa - Está na hora dos livros- primeiro ciclo -disponível em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/formacao/brochuracompleta_1ciclo.pdf

Nenhum comentário: